Thursday 6 November 2014

 
10 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE
 COACHING DE CARREIRA
 
 
 
 
Não é nenhum segredo que ainda existe um mercado de trabalho muito difícil lá fora, tanto para as pessoas que estão completamente sem trabalho quanto para aqueles que têm empregos mas certamente não tem a carreira dos sonhos que eles desejam.
De acordo com os dados recentes do desemprego, alguns 11,8 milhões de pessoas estão sem trabalho nos EUA e, embora não existam estatísticas reais para medir essas pessoas, há milhões que provavelmente gostaria muito de sair do emprego.
Felizmente, há um número crescente de profissionais que podem ajudar a tornar a sua procura um pouco mais fácil- pessoas como Donna Sweidan, uma coach de carreira certificada com mais de 15 anos de experiência na área e fundadora da careerfolk.com.

LearnVest sentou-se com Sweidan para descobrir a arte e a ciência do aconselhamento-bem como para compreender melhor como um coach de carreira pode ajudar a prepará-lo para competir com os milhões à procura de emprego.
 LearnVest: Em primeiro lugar, o que é exatamente o coaching de carreira?

Donna Sweidan: No meu trabalho, eu encaro como uma disciplina composta por dois caminhos semelhantes, mas distintos: coaching e aconselhamento. O objetivo é apoiar as pessoas na tomada de decisões sobre seu desenvolvimento de carreira e trajetória, bem como oferecer várias ferramentas que podem ser utilizadas: currículos, cartas, LinkedIn perfis e etc.

Embora nem todos os coaches de carreira tenham formação clínica, como eu, as definições de campo -e do trabalho- ainda podem variar entre os coaches mais convencionalmente treinados. Em geral, "Coaching" tende a ser uma abordagem orientada para resultados, que envolve o trabalho com os clientes visando medidas concretas que eles podem tomar para atingir os objetivos de carreira. "Aconselhamento", no entanto, é mais processo dirigido- você observa se há algum problema de comportamento, emocional ou psicológico que possam estar impedindo as ambições de carreira desejados pela pessoa.
Mas o ponto central do coaching de carreira é o de ajudar as pessoas a assessar  suas situações profissionais com um maior grau de honestidade, curiosidade, empatia e compaixão.
 Quais são os equívocos mais comuns sobre coaching de carreira?

Acreditar que um currículo bem feito é tudo que você precisa para conduzir uma eficaz busca de trabalho- e que o Coach vai realmente encontrar um emprego para o cliente. Há também a noção popular de que você só teria que participar de uma única sessão de coaching ... e seus desafios de emprego serão resolvidos. Na realidade, leva cerca de 8 a 10 horas de envolvimento no processo para que o cliente típico comece a internalizar os principais benefícios do coaching.
O que uma pessoa comum pode esperar receber de um processo com um coach de carreira?

Em geral, os clientes podem razoavelmente esperar  ganhar a confiança em sua carreira, insights, encorajamento e inspiração. Eles também deveriam sentir como se o relacionamento de coaching concedesse-lhes alguma permissão para relaxar um pouco. A procura de emprego pode criar uma quantidade razoável de ansiedade, medo e vulnerabilidade nas pessoas, e eu muitas vezes trabalho com clientes para desembrulhar essas emoções e eles possam entender melhor como esses fatores podem estar mantendo-os paralizados em suas carreiras.

 Uma recente cliente não podia quebrar o padrão de apenas submeter currículos on-line -mesmo que com pouco resultado. Depois de alguma insistência, ela revelou que, porque seus pais  tinham personalidades ousadas, ela tendia a ser o oposto. Ela tinha problemas em ser assertiva, ela estava relutante em pedir ajuda e com medo de rejeição. Eu tive que encorajá-la a desenvolver a confiança que é essencial para networking- a parte da busca do trabalho que ela estava evitando.
Há também uma série de avaliações que os coaches de carreira podem usar para ajudar os clientes, tais como testes de personalidade, inventários de interesse, exercicios que promovem a conscientizacao de todos as coisas que a pessoa realizou na vida e de que tem orgulho bem como descrição de trabalho identificando os tipos e ambientes de trabalho que melhor se ajustam a determinada pessoa.

Eu também uso o que eu chamo de "360s", que envolve a obtenção de feedback construtivo da família e dos amigos. Costumo solicitar aos clientes que circulem uma lista de perguntas a colegas e entes queridos, eles enviam as respostas diretamente para mim, para que eu possa elaborar um relatório para o cliente analisar e contemplar.
Em que momento da vida profissional de uma pessoa o coaching de carreira provavelmente será mais útil?

Embora eu acredite que o coaching de carreira pode ser útil em todo o percurso profissional de alguém, eu diria que um bom coaching de carreira, nos primeiros anos de faculdade ou imediatamente pós-faculdade pode colocar indivíduos em um caminho mais sólido-, não apenas com um bem estruturado currículo e um plano de carreira adequado, mas também com uma mentalidade que ajuda-os a entender que o plano de carreira de hoje não é tão direto quanto poderia ter sido em gerações anteriores.
Há certas frustrações de carreira que você ouve na maioria das vezes de clientes?

Nao deveria ser nenhuma surpresa que eu ouça: "Eu odeio o meu trabalho, mas eu não sei o que eu posso fazer!" Mas o que pode ser um pouco surpreendente para alguns é que eu também  ouço coisas do tipo "eu não tenho idéia do que eu posso fazer com essas habilidades," e "preciso de ajuda para identificar o que exatamente eu quero fazer e como chegar lá."

Ansiedade pela procura de emprego também é algo que eu freqüentemente encontro. E, um número cada vez maior de clientes expressam a frustração com o uso de mídias sociais, especialmente o LinkedIn, como uma ajuda em seus objetivos de carreira.
Um outro exemplo: uma dona-de-casa que estava motivada a voltar ao trabalho, mas relutante em usar as mídias sociais em sua busca de emprego porque duvidava de sua utilidade. Após algumas sessões mostrando-lhe como uma comunidade de pessoas que pensam o mesmo utilizam tais redes para compartilhar a sua mensagem, ela retornou com uma idéia. Dentro de um ano de trabalho juntas, ela conseguiu um emprego cobiçado como diretora  nacional-e atribui a conquista em grande parte a sua rede social.
Cultura organizacional ou atitude do colaborador- o que pesa mais quanto a satisfação no trabalho?

Na minha opinião, a cultura organizacional é o maior fator. Zappos, LinkedIn e Google são organizações que são pró-ativas na promoção de um ambiente positivo, relaxado, não-hierárquico e geralmente agradável de trabalho. Estas empresas encorajam os funcionários a fazer algo além do trabalho, quer se trate de voluntariado ativo, coaching ou simplesmente criar um melhor equilíbrio entre vida e trabalho. Todos esses fatores promovem o senso pessoal de satisfação no trabalho.
Seja honesta. Qual é o seu cliente ideal?

Alguém que está aberto a novas idéias, disposto a sair de sua zona de conforto e motivados para dar início à obra que compõe o processo de busca e mudança de carreira . Além do mais, um bom cliente permite ao Coach ser um parceiro nesse processo. É realmente essencial, pois há tantas etapas complicadas ao longo do caminho, seja o duro mercado de trabalho ou uma mudança de carreira muito longa. Assim, os clientes deveriam procurar  ajuda tanto do Coach quanto de outras pessoas em suas redes pessoais ou profissionais-para ter sucesso
.
Até que ponto pode a utilidade de coaching de carreira diminuir?

Existem alguns fatores que podem impedir a utilidade do processo de coaching de carreira , desde o início, como ansiedade sem controle, depressão, baixa auto-confiança, o medo ou a resistência geral à mudança. Eu irei muitas vezes perguntar: "Você acha que você pode estar deprimido?" E a pessoa vai reconhecer, muitas vezes pela primeira vez. Eu tive um cliente cujo cônjuge nem sequer reconhecia a gravidade da sua depressão! Eu recomendei que ele procurasse um médico e, dentro de cerca de um mês, ele estava realmente motivado para se concentrar em sua carreira.
Alem dessas coisas, se e quando, por qualquer razão-os clientes não estão realizando o trabalho necessário para realizar uma pesquisa de trabalho exaustiva ou fazer a mudança desejada, a utilidade do coaching de carreira também diminuirá. 
Eu tenho um cliente que esta nesta situação. Ele sabe o que ele quer fazer, mas por alguma razão, ele está sabotando o processo por não acatar o meu conselho para renovar seu currículo e promover networking de forma eficaz. Ele encontrou o que ele considerava ser o seu trabalho ideal, mas porque ele não conseguiu dar seguimento ao processo e realizar networking a oportunidade desapareceu.
O que lhe traz mais satisfação como Coach?

Nada se compara a ver clientes gradualmente reconhecendo que há esperança na sua situação, especialmente depois de ter iniciado o processo perdidos e sem esperança. Eu tenho visto pessoas completamente desencantadas com suas perspectivas de carreira ou trabalho-até mesmo apáticos e desmotivados para mudar suas circunstâncias- que sentem-se novamente inspirados e motivados a avançar com novas ideias.
Se você pudesse identificar uma "regra de ouro" de satisfação na carreira, o que seria?

Se você está fazendo algo que você realmente e verdadeiramente gosta, não deveria sentir como se fosse trabalho. Idealmente, você deveria sentir um alinhamento entre o seu trabalho e os seus valores. É só nesse espaço de justaposição-que pode ou não se relacionar com seu senso de propósito no mundo-  que uma verdadeira sensação de gratificação e realização na carreira se torna possível. Se você quer um trabalho que traz realização, alinhar o seu trabalho com os seus valores é essencial. Se você já se realiza via trabalho, provavelmente ele é, uma extensão de seus valores.
(Originalmente publicado na Revista Forbes)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

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